Quatro por 4: Pequenas grandes mentiras

Olá gente, tudo bem com vocês?
Estamos aqui hoje com mais uma leitura do Projeto Quatro por 4, eba! :)

Mas antes de falarmos do livro escolhido para este mês, venho informar que temos uma nova integrante no projeto! uhuuul! ♥ Vamos todos dar boas vindas às meninas do blog Inícios Marcantes
Tenho certeza que a vinda da Geo e de suas companheiras de blog, Ju e Lara, irão agregar muito ao projeto, e expandir positivamente o nosso leque de leituras! Além disso, sua vinda completou novamente nosso time do Quatro por 4 que agora volta a ter 4 blogs integrantes e nos permitiu reestruturar o projeto. :D

Então preparem-se que a partir do mês que vem o projeto estará um pouco diferente!
Caso alguém tenha interesse em saber mais sobre o nosso Projeto de clube do livro virtual ou até mesmo participar dele, pode clicar aqui ou acessar a página "Quatro por 4" no menu superior aqui do blog. :)

Agora vamos ao livro, que foi sugestão da Cah!

O livro escolhido para leitura este mês foi:
Título: Pequenas grandes mentiras
Autora: Liane Moriaty
Tema central: Romance
Sinopse:
Depois do sucesso de O segredo do meu marido, a autora australiana Liane Moriarty apresenta um livro ousado sobre as perigosas meias verdade que contamos a nós mesmos para sobreviver.
Com muita bebida e pouca comida, o encontro de pais dos alunos da Escola Pirriwee tem tudo para dar errado. Fantasiados de Audrey Hepburn e Elvis, os adultos começam a discutir já no portão de entrada, e, da varanda onde um pequeno grupo se juntou, alguém cai e morre.
Quem morreu? Foi acidente? Se foi homicídio, quem matou?
Pequenas grandes mentiras conta a história de três mulheres, cada uma delas diante de uma encruzilhada.
Madeline é forte e decidida. No segundo casamento, está muito chateada porque a filha do primeiro relacionamento quer morar com o pai e a jovem madrasta. Não bastasse isso, Skye, a filha do ex-marido com a nova mulher, está matriculada no mesmo jardim de infância da caçula de Madeline.
Celeste, mãe dos gêmeos Max e Josh, é uma mulher invejável. É magra, rica e bonita, e seu casamento com Perry parece perfeito demais para ser verdade.
Celeste e Madeleine ficam amigas de Jane, a jovem mãe solteira que se mudou para a cidade com o filho, Ziggy, fruto de uma noite malsucedida.
Quando Ziggy é acusado de bullying, as opiniões dos pais se dividem. As tensões nos pequenos grupos de mães vão aumentando até o fatídico dia em que alguém cai da varanda da escola e morre. Pais e professores têm impressões frequentemente contraditórias e a verdade fica difícil de ser alcançada.
Ao colocar em cena ex-maridos e segundas esposas, mãe e filhas, violência e escândalos familiares, Liane Moriarty escreveu um livro viciante, inteligente e bem-humorado, com observações perspicazes sobre a natureza humana.

Análise da Camila, do blog A Bookaholic Girl:
Que livro maravilhoso! Com certeza se tornou um dos meus livros preferidos da vida!
Eu estava muito ansiosa para fazer essa leitura devido à estreia da adaptação para minissérie, e, minhas expectativas não foram só atingidas como superadas. Liane Moriarty tem um estilo excepcional ao narrar a história: desde o início envolve o leitor no mistério de um assassinato em que não sabemos quem é o assassino e principalmente quem foi a vítima; cria e desenvolve personagens complexos e enigmáticos, além de imprimir um ritmo de leitura muito fluida e constante. Os temas que foram abordados dentro dos núcleos familiares são extremamente importantes para diálogo, e independem de classe social e/ou idade. É um livro que traz reviravoltas, faz rir e chorar, surpreende e leva à reflexões. Minha vontade é sair correndo para ler outros livros da autora. Então essa é minha recomendação: para tudo o que você está fazendo e vá ler “Pequenas Grandes Mentiras”.

Análise da Bia, do blog Books and Birds:
Que leitura surpreendente!
No início do livro, o leitor já é informado da ocorrência de um crime, no entanto os detalhes somente são esclarecidos ao final e é no decorrer do enredo que somos apresentados a todos os personagens e suas respectivas vidas. A história ora é narrada no tempo presente, ora narrada no tempo passado, o que aproxima o leitor e o deixa intrigado querendo solucionar o caso.
A autora aborda e discute assuntos intensos como bullying, violência doméstica, estupro e as tais “vidas perfeitas”, que nada mais são do que representações que demonstram que tal pessoa e/ou família é perfeita, feliz e não possui problemas, quando na verdade a mesma esconde sentimentos reversos e adversidades.
Eu amei a escrita da Liane, a história é muito cativante, repleta de trechos marcantes que lhe fazem refletir sobre a vida. Eu super recomendo a leitura!

Análise da Carla, aqui do Coelho da Lua:
Um livro que me prendeu desde o início pelo seu grande “quê” de mistério, e também pela escrita da autora, que é bastante fluida e marcante.
A história explora a vida de famílias de classe média alta e suas tentativas de manter as aparências; ou como transformam tudo em enormes problemas.
A autora aborda temas muito comuns, que podem vir a acontecer com qualquer um, independente de classe e que nos levam a refletir. O que permite uma proximidade maior com as personagens, além de serem cativantes por si só.

E por fim, a minha análise:
É o primeiro livro que eu leio da autora e quando comecei, não sabia bem o que esperar dele, o que se sabe da história é que houve um assassinato mas sem maiores detalhes conclusivos.
E então ele nos apresenta a vida de várias pessoas, com suas histórias cotidianas, seus mistérios, segredos e dores… tudo envolto em mentiras, sejam elas leves ou graves.
Achei a trama um pouco complexa mas sua narrativa fluída colabora para o seu bom desenrolar e, além disso, adorei a escrita da autora. A cada capitulo aguardamos por saber mais do que realmente está acontecendo e tentar entender melhor cada personagem… e tudo isso torna o livro bem singular, é bastante reflexivo e tem um bom desfecho. Eu super recomendo sua leitura.

O que acharam das análises? Já conhecem a obra ou ficaram com vontade de conferir? Não deixem de comentar com a gente o que acharam! :)

A Flá não participou da leitura deste mês porque estava atarefada com as coisas do casório dela (Uhuul! Parabéns Flá! Desejamos super sucesso e felicidade pra ti!), mas mês que vem ela estará de volta e como agora temos um time completo, voltaremos a revezar a leitura aqui no Quatro por 4... salvo quando aparecermos com uma resenha bônus de surpresa, hehe!

Agora é hora de saber qual será nossa próxima leitura, a que marcará um novo "Início Marcante" no Projeto, com o perdão do trocadilho Geo!! rsrs. 

O livro escolhido para a próxima leitura foi sugestão da Bia e será:


Título: O caminho para casa
Autora: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Edição: 1
Número de páginas: 352
Tema central: Chick-lit / Romance




Vem ler com a gente! :)

Beijos, até a próxima! 

1 comentários:

  1. Trocadilho maravilhoso <3 hahaha
    Estou meio atrasada, mas vim agradecer! Mais uma vez, muito obrigada pelo convite! <3 Estou honrada em fazer parte desse projeto tão legal :)
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir