Quatro por 4: Garota Exemplar


Oi, pessoal. Tudo bem? Por aqui tudo ótimo. 

Este mês trazemos para vocês esse thriller polêmico e complexo. Aproveitando para apresentar minha autora favorita para as meninas e para quem ainda não teve a oportunidade de conhecê-la. Espero que tenham gostado, aliás (haha).
Como vocês devem imaginar, esse livro foi sugerido e lido por mim; Então, sem mais delongas, confiram!

Título: Garota exemplar
Autora: Gillian Flynn
Tema central: Suspense
Sinopse:
Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississípi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?
Análise da Cah, do blog A Bookaholic Girl:
Garota exemplar foi um livro que me intrigou de diversas maneiras. Devido ao sucesso do filme, sendo o assunto do momento eu fiquei muito curiosa, e peguei vários spoilers da história. Mas mesmo assim, a leitura em diversos momentos me surpreendeu devido à maestria da autora em desenvolver uma história repleta de várias reviravoltas num ritmo muito fluído de narrativa.
A construção de personagens se deu de forma muito peculiar, mas confesso que os perfis psicológicos traçados não me soaram totalmente satisfatórios, me fazendo duvidar e não sentir empatia por nenhum personagem. Nick e Amy são estranhos e perturbadores do início até o fim, e creio até que foi uma estratégia muito bem elaborada pela autora para criar esse efeito aos seus leitores.
O aspecto mais intrigante para mim foi a violência doméstica, dentre os demais temas abordados na obra. Eu sinceramente fiquei bem confusa e preciso ainda refletir sobre a abordagem que a autora utilizou, já que as discussões sobre feminicídio e abuso sexual são pontos que envolvem muitas esferas na sociedade. Eu preciso assistir ao filme para ter um aprofundamento melhor. De todo modo, é um livro que eu recomendo porque mesmo com muitas opiniões contraditórias, cada um precisa ter a sua própria experiência sobra esse thriller psicológico que gira em torno de um casamento em que nada é confiável. 

Análise da Geo, do blog Inícios Marcantes:
"Somos um longo clímax assustador."
Garota Exemplar me prendeu assim que comecei as primeiras páginas. Composto por 3 partes, com capítulos alternados entre Amy e Nick, de forma que tenhamos os dois lados da história, acabou me deixando confusa sobre quem os personagens eram de verdade, e nessas partes eu ficava louca! Amei, odiei, defendi e acusei diversas vezes o casal Dunne. E nessa troca de percepções, a autora nos mostra uma faceta obscura do casamento: você conhece de fato a pessoa ao seu lado? Chega a ser assustador as ações dos personagens, a realidade impressa ali.
A forma como autora vai tecendo a história é genial, intensa, dando aquela vontade enorme de não largar o livro enquanto não chegar a última página. Enfim, 5 estrelas e favoritado, Garota Exemplar entra para Os Melhores do Ano. <3

Análise da Bia, do blog Books and Birds:
De todos os thrillers que já li, este com certeza foi o mais inquietante!
Acabei de finalizar a leitura e ainda estou com aquele sentimento estranho, tentando administrar e compreender acerca de tudo que li. Que história conturbada! A autora consegue organizar tão bem as emoções que deseja que o leitor sinta no decorrer do enredo que a cada novo capítulo o mesmo se sente intrigado com os acontecimentos, querendo rapidamente descobrir o que o espera na próxima página. Durante a leitura é difícil não tentar adivinhar o que realmente aconteceu com Amy e se Nick é ou não o responsável pelo seu repentino desaparecimento e em meio a tantos questionamentos, confesso que fui surpreendida, ainda mais com o final!
A leitura de "Garota Exemplar" foi uma experiência literária diferente, repleta de altos e baixos, cada acontecimento, pensamento e fala foi minimamente pensado de tal maneira que você se sente próximo aos personagens e aos ambientes e começa a refletir mais sobre as faces sombrias que um casamento pode ter.

E, por fim, a minha análise:
Gillian Flynn apresenta uma história estarrecedora sobre um casamento abalado. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, esposa de Nick Dunne, desaparece de sua própria casa, à beira do Rio Mississippi. Em choque, porém sem saber lidar muito bem com a situação, Nick parece cada vez mais culpado aos olhos da polícia e da tão relevante opinião pública - além de todas as pistas apontarem para ele.
Os capítulos alternados entre a visão de Nick e passagens do diário de Amy deixam com mais dúvidas a cada virar de página, fazendo com que o leitor mude de ideia em relação aos envolvidos sem sequer perceber. Nem mesmo eu ter solucionado parte do mistério antes dele ser de fato revelado me fez ficar menos chocada com o desfecho (ou talvez um tanto decepcionada, não sei dizer). O fato é que Flynn criou personagens excepcionais, mesmo em suas loucuras, e soube como levar isso até o fim
Esse foi o livro que fez com que me apaixonasse pela autora e sua escrita tão perspicaz; sempre trazendo à tona os sentimentos humanos mais insanos.
Espero que tenham apreciado nossas análises e que venham a refletir conosco sobre essa história quase nada bizarra.

Ah, a próxima leitura foi sugestão Bia, e dentre os membros aqui do Coelho da Lua, será lido pela Flá. Confira e acompanhe conosco!



Título: Eu estive aqui
Autora: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Edição: 1
Número de páginas: 240
Tema central: Romance




Uma ótima semana a todos e boa leitura! :)

0 comentários:

Deixe seu comentário