Bienal do livro de São Paulo - 2018

Oi gente, tudo bem com vocês? Espero que sim! :)

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo aconteceu este mês e estou aqui para contar para vocês um pouquinho de como foi a experiência de estar lá nos dias 05 e 11 de agosto. Foi a minha primeira Bienal, então não tenho como comparar com as de anos anteriores, mas certamente foi marcante o bastante para que eu me recorde e compare com as próximas!


Este post das minhas impressões sobre o evento vai ser grandinho e recheado de fotos maravilhosas, de pessoas incríveis que pude conhecer e outras que pude rever, de comentários, conclusões, até mesmo desabafos, e obviamente de livros, hahaha. Então vem comigo! õ/
Começo dizendo que me surpreendi muito positivamente com a quantidade de gente que participou deste evento, isso só mostra a força que a literatura está ganhando cada vez mais no país. Cada novo leitor é uma mente pensante a mais aqui dentro de nossas terras tupiniquins e isso é maravilhoso. ♥ Ao mesmo tempo em que foi péssimo tentar se locomover em determinados horários, haha. A Bienal estava muito, mas muito cheia, com pessoas de todas as idades! Então fiquei com este misto de sentimentos, pois se estivesse mais vazia eu teria conseguido andar e aproveitar melhor. Para quem não gosta de caos e muvuca, talvez não seja um lugar tão divertido, apesar do paraíso literário à disposição.
Mas, mesmo com quilômetros de filas em tudo quanto é lugar, a organização do espaço estava impecável, com pessoas trabalhando para auxiliar em diversos pontos e até mesmo dentro dos estandes. E estava tudo tão lindo!!! 😍 O capricho dos estantes estava sensacional, com destaque  para o estande da Amazon e para os das Editoras Intrínseca e Record. Tinha até uma estátua MA-RA-VI-LHO-SA exposta da Celaena Sardothien, de Trono de Vidro, lá no estande da Record.
Fora os diversos cosplayers incríveis que encontrei zanzando por lá.


Percebi também que muitas editoras levaram seus livros à preço de capa e que ir para a Bienal pensando em aproveitar descontos e promoções para suas coleções é o primeiro erro que a maioria das pessoas comete. Pouquíssimas editoras estavam ofertando descontos relevantes e outros estandes menores e aleatórios como, por exemplo, os sebos ou aquelas bancas de "Qualquer livro por 10 reais" tinham os melhores preços, porém, não tinham as melhores opções de livros. Fora que era necessário se aventurar no mundaréu de gente para procurar e muitas vezes foi praticamente impossível. Queria ter comprado os livros de Trono de Vidro, mas né, foi impossível sem descontos e sem opções de parcelamento. Acho que só se a Sarah J. Maas em pessoa estivesse lá para autografar TODOS os livros eu teria feito essa loucura, hahaha.
Conclui, então, que comprar livros na internet é o melhor caminho para uma vida feliz sem falir.

E, mesmo sem nunca ter ido ao evento, eu já tinha recebido essas referências ruins sobre ele, preços não atrativos, muvucas e etc. Então, fui para lá com objetivos bem claros: Conhecer os autores (as)nacionais parceiros(as) do blog nos estandes em que eles estavam e comprar pouquíssimos livros.
Em geral, eu tinha em mente comprar somente os livros deles(as), mas acabei me deparando com outros autores(as) nacionais por lá que gosto muitíssimo MESMO e não resisti à oportunidade de sair de lá com exemplares autografados, hihi. Até vi a Pepper duas vezes. ♥

Amanda Ághata Costa - Autora do livro: Nunca olhe para dentro

Giovanna Vaccaro - Autora do livro: Procura-se

FML Pepper - Autora do livro: Máscaras (da série: Não pare!)

Lilian Galdo - Autora da série de livros: Rock & Pie

 Vivianne Sophie - Autora dos livros: O inferno de Virgínia Washington e O homem no espelho

Géssica Marques - Autora do livro: Porcelana

 Day Fernandes - Autora dos livros: A fortaleza e Uma ilha no Atlântico

 Amanda Bonatti - Autora dos livros: O bosque de faias e Um amor para Johan

 Bianca Sousa - Autora dos livros: A rainha dos sete mares e O canto do cisne

 Babi A. Sette - Autora dos livros: Senhorita Aurora e Entre o amor e o silêncio

FML Pepper (de novo ♥) - Autora do livro: Treze e da série: Não pare!

Por isso, meu saldo é 100% literatura nacional. Puro sucesso! Isso sem mencionar os vários livros que adicionei à Wishlist e os marcadores gracinhas que ganhei para enriquecer minha coleção. (Futuramente vou fazer um post com a minha Wishlist!)

Saldo de sucesso \õ/

Pude conhecer também as mais novas e queridas parceiras blogueiras do Coelho da Lua, a Willy e a Amanda, e claro, rever a maravilhosa da Camila. ♥ Uma pena, apenas, não ter tirado nenhuma foto com a Amanda. :(
A Flá (daqui do blog) e a Amanda estiveram comigo no dia 05 e a Cah e a Willy no dia 11, junto com a minha mãe e o meu namorado que levei na mala, rs.

Lindas e plenas no estande da Amazon! ♥

Infelizmente não consegui passar por todos os estandes, principalmente os do lado esquerdo do espaço e morri de vontade de tirar fotos em alguns cenários literários, fiquei invejinha branca de quem conseguiu!!


Por fim, ouso dizer que a "loucura" que é a Bienal de SP, apesar de todos os pesares, é maravilhosa! Pura e simplesmente pela oportunidade que se tem de conhecer as pessoas que dão asas à nossa imaginação, que nos fazem viver e suspirar através de suas histórias, poder dizer a eles o quanto eles mudam nossas vidas e até mesmo simplesmente dizer "oi, eu existo e eu gosto muito de você".
Fazer parte do mundo literário é uma das coisas mais prazerosas que existe, sem sombra de dúvidas. E eu já quero de novo! \õ/

Quem sabe RJ ano que vem? :)
Até a próxima!
5 comentários via Blogger
comentários via Facebook

5 comentários

  1. Amei os livros que você comprou (amo as autoras também). Seu saldo de livros foi maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Que post lindo! Sempre uma alegria enorme ver gente como você que celebra a literatura. Adorei o blog! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico muito feliz! ♥

      Excluir
    2. A literatura é uma das coisas que move minha alma, fazer parte disso é a maior das maravilhas! :)

      Excluir