Resenha: A fortaleza - Mundo sombrio

Olá! Como vão vocês? No momento, euzinha aqui me encontro muito pensativa e o motivo é que acabei de finalizar a leitura deste livro da nossa parceira querida Day Fernandes (um pouquinho atrasada devido a imprevistos) e estou refletindo a temática dele. Mas, antes de falar mais sobre ele para vocês, me deixem reapresentá-lo (ou apresentá-lo, caso não tenham acompanhado a #MaratonaFortaleza que rolou durante todo o mês de novembro). 

Título: A Fortaleza - Mundo sombrio
Autora: Day Fernandes
Sinopse:
O sangue é a única saída.
2070. A escuridão caminha lado a lado com o que restou da raça humana. Após uma guerra nuclear, a vida na superfície terrestre se extinguiu. Habitando gigantescos complexos estruturais subterrâneos, conhecidos como as Fortalezas, os sobreviventes tentam resistir à extinção. Entretanto, na Fortaleza n° 7, um império regado a sangue se ergueu.
Medo, sombras e sacrifícios fazem parte dos dias de Camille. Ainda jovem, ela herdou de seu pai a posição de liderança do grupo de rebeldes da Fortaleza n° 7. Contudo, nem mesmo os diários deixados por ele poderiam tê-la preparado para os segredos que acabaria por escavar. Durante uma missão de resgate, Camille salva a vida de um desconhecido, mudando o destino de si mesma e de toda a raça humana.
Em um mergulho profundo no coração da Fortaleza, ela descobrirá cenários de terror e mentiras. Nesse Mundo Sombrio, o fim pode vir tão rápido quanto uma batida de coração. A diferença entre viver ou morrer consiste em um único obstáculo: enfrentar as sombras dentro e fora de si. E, claro, sobreviver.


Depois de muito falar em "A Fortaleza: Mundo sombrio" este mês, aqui estou trazendo minhas impressões completas através desta resenha.
Primeiramente, todo o livro de distopia tem como base um mundo destruído e a razão disso creio que seja muito clara, é a proposta de nos fazer refletir sobre nossos próprios atos hoje pois eles podem nos levar à um futuro ruim (como, por exemplo, o cenário catastrófico descrito na base destes livros). E nisso já posso dizer que a Day me ganhou completamente, porque foi capaz de desenvolver uma possibilidade de futuro tão real que dá até medo de imaginar. 


Neste livro, o mundo foi devastado por uma guerra nuclear e o planeta Terra se tornou inabitável. E assim conhecemos Camille, a capitã de um grupo rebelde chamado Fantasmas das sombras, que tenta sobreviver a crueldade imposta aos habitantes do mundo subterrâneo, conhecido como Fortaleza. Nesta fortaleza, os sobreviventes foram classificados de acordo com o que poderiam oferecer para a humanidade e impostos a um racionamento de recursos. Mas o princípio se mantinha injusto como sempre foi no planeta, quem podia mais tinha mais. 

Seu grupo parte para uma missão com o objetivo de resgatar alguns amigos mantidos em cativeiro pelos sentinelas da Fortaleza e conseguir reabastecer seus estoques de comida e assim Cami encontrou e resgatou Adam, um estranho que tinha perdido suas memórias. E descobre, graças ao rádio comunicador de um dos sentinelas, que ele é uma peça importante para um projeto chamado Gênesis.
Com o passar dos dias, Adam começa a recuperar lampejos de memória e descobre ser um antigo membro dos "escolhidos", a alta classe de pessoas da Fortaleza, e que tem conhecimento e participou de alguma forma deste tal Gênesis. O problema é que escondeu as informações em seu antigo apartamento na capital da Fortaleza, onde o governador vivia com seus escolhidos - ladeados pelo restante dos civis. Então, determinada a encontrar mais informações sobre o tal projeto para poder usá-lo contra o governador, Cami e seus amigos (Will, Sarah e Adam) partem para a sede do inimigo em busca de respostas... E nada, nem mesmo seus duros anos de treinamento vivendo na escuridão, poderia prepará-los para o que enfrentariam e descobririam.

Em certos momentos da vida, não há o que escolher. Não existem opções, há apenas um caminho a seguir, e é um caminho sem volta. 

A escuridão e o peso dela na vida dos personagens se faz muito presente e bem descrita na narrativa. A ânsia por dias melhores e os outros motivos que os guiam nos levam por uma aventura nos corredores assustadores da Fortaleza, em que a amizade, o trabalho em equipe, a força e principalmente a confiança são colocados à prova e vemos a personalidade de cada um deles, assim como os pontos fortes e fracos, serem bem destacadas.

Os dois permaneceram ali, reticentes em suas dores, compartilhando silenciosamente o horror de uma vida na escuridão.

Falando no aspecto técnico, o livro é incrível gente, sério. Cheio de ilustrações que colaboram com a nossa imaginação e uma diagramação tão condizente que deixa o todo agradável aos olhos (e tenebroso, hehe). Ainda assim, por praticidade, optei por ler a maior parte do livro em e-book (sabem como é, choveu a semana inteira em São Paulo e eu não queria correr o risco de estragar meu exemplar, rs) e encontrei pequenos erros de escrita na versão digital que não sei se permanecem na versão física, mas estes erros não prejudicam o entendimento e o prosseguimento da leitura, então tudo bem.

A narrativa é feita em terceira pessoa e é bem fluída, mesmo eu que não sou tão fã desse tipo de narrativa consegui me envolver muito bem com o cenário e com os personagens, principalmente com a cultivação de seus laços. Me senti aflita por respostas tanto quanto eles e em diversos motivos desconfiei de muitos personagens e suas intenções, imaginando a aparição de vilões ocultos e me surpreendi bastante com o todo.
A trama é bem envolvente, fortalecida pelo uso bem dosado da ficção científica para corroborar com a distopia. E eu imaginei um final completamente diferente, admito até que "mais esperançoso" do que foi. Mas o "toque de realidade" da história se fez tão palpável que faz todo sentido o que aconteceu e estou muito, muito ansiosa pelo lançamento do Tomo 2 para saber o destino de nossos queridos personagens. Já quero mais!

Acredito que o mais impactante é pensar no quanto a humanidade está caminhando rumo à sua própria destruição. Este livro me fez pensar que, de fato, temos um longo caminho a percorrer se quisermos mudar o nosso destino fatal.

Nota:




Com isso encerramos essa maratona incrível, mas isso não significa que pararemos de falar da Fortaleza, da Cami e dos outros... Porque teremos mais em breve! :)
~ Eu quero agradecer a Day por toda a confiança e parceria e por todo esse mês incrível que tivemos. ♥
E vocês ainda podem adquirir o e-book através da Amazon ou o livro físico através do site oficial da autora. #LeiaUmNacional

Então, até a próxima!
~ Não deixem de comentar o que acharam do livro e da maratona. E tenham uma boa leitura. ;)
2 comentários via Blogger
comentários via Facebook

2 comentários

  1. Aaaaaaaah que lindaaaaaa! ❤️❤️ May, tô tão feliz que você gostou do livro! Logo teremos o volume 2!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba!!! <3 Quero muito saber logo o que vai acontecer com eles, rsrs. Sou ansiosa né, aí já viu!
      E eu gostei muito do livro sim, e estou muito feliz por essa parceria maravilhosa contigo! Obrigadaaa <3

      Excluir